Métodos de estudo são testados em pesquisa
Pesquisadores dos Estados Unidos avaliaram estudos sobre as técnicas mais populares de revisão.
O professor John Dunlosky e os seus colegas da Kent State University, em Ohio (EUA), avaliaram centenas de pesquisas científicas que estudaram dez das estratégias de revisão mais populares.
O estudo, publicado pela Associação de Ciências Psicológicas, descobriu que marcar frases individuais com canetas de diferentes cores pode prejudicar a revisão. “Quando os estudantes estão usando um marcador, eles comumente se concentram em um conceito por vez e estão menos propensos a integrar a informação que eles estão lendo em um contexto mais amplo”, diz Dunlosky. “Isso pode comprometer a compreensão sobre o material”, completa ele.
Mas ele não sugere o abandono dos marcadores, por reconhecer que elas são um “cobertor de segurança” para muitos estudantes.
Resumos e mnemônicos
Segundo a pesquisa, escrever resumos não teria um efeito tão importante quanto se imaginava.
“Os estudantes que voltam e releem o texto aprendem tanto quanto os estudantes que escrevem um resumo enquanto leem”, revela Dunlosky.
O uso de truques mnemônicos, técnicas para auxiliar a memorização de palavras, fórmulas ou conceitos tão são comumente sugeridos por professores. Dunlosky afirma que eles podem funcionar bem para lembrar de pontos específicos, como uma fórmula matemática, mas não é efetivo quando se trata de grandes conceitos da física, por exemplo. Read more