AMBIENTE E ESTUDO
Você sabia que fatores como a luz e a cor do ambiente podem influenciar na qualidade do seu aprendizado? Para estudar com mais produtividade, além da pré-disposição do estudante, fatores externos também contribuem e fazem a diferença.
De acordo com o líder do Grupo de Aprendizagem e Cognição da UFRJ, Mauricio Peixoto, elementos externos como iluminação, ventilação, ruídos e cores “são alguns dos fatores capazes de colocar em xeque a concentração e, consequentemente, a produtividade do processo”.
Pensando nisso, alguns cuidados são sugeridos. Em relação às cores do ambiente, por exemplo, sabe-se que, para locais de leitura, estudo e concentração, utilizar cores calmas e leves ajuda a pensar. É sempre bom evitar ambientes excessivamente luminosos ou sem luminosidade, muito frios ou quentes, com ruídos em excesso, bem como é essencial não iniciar os estudos com fome ou logo após uma refeição “pesada”.
Vale destacar que o ambiente ideal de estudo vai oscilar de pessoa pra pessoa, já que, enquanto o silêncio pode ser importante para uns, para outros ele pode ser agoniante, por exemplo. Por isso, uma solução é testar as diversas opções para saber qual delas se encaixa ao seu jeito e às suas necessidades. Mas sempre evite exageros, priorize uma situação de conforto e bem-estar.
Caso não tenha um espaço adequado na própria casa, buscar pelos espaços de estudos, como bibliotecas públicas é uma boa alternativa. Recorrer a elas pode ser ainda mais produtivo do que ficar em casa e ser interrompido constantemente com os problemas doméstico, além disso, você não corre o risco de “se entregar” ao sono, ou às inúmeras atrações vilãs do estudo.
Bom estudo!
Interessante!
Eu sou do tipo que não consegue se concentrar em completo silêncio. Quando vou estudar em casa, deixo tocando o áudio desse site http://coffitivity.com
É o som ambiente de uma cafeteria, sempre me ajuda a render mais.
Gostei do som Jean. Obrigado pela dica!!