O Test of English for International Communication (TOEIC) é uma prova em nível internacional, que atesta os conhecimentos linguísticos do candidato na língua inglesa, com base em listening and reading. Criado há 30 anos, já foi realizado por milhões de pessoas no mundo.
O objetivo do teste é comprovar proficiência no idioma e agregar valor ao currículo. Essa é a grande diferença entre o TOEIC e os demais testes reconhecidos. Enquanto os últimos são voltados para o ambiente acadêmico – exigidos para ingresso em muitas universidades do exterior –, o TOEIC é voltado para o mercado de trabalho. Entretanto, algumas instituições de ensino aceitam também esse teste – para ter certeza, basta consultar a universidade.
Este é um teste prático, com duração de duas horas, que avalia o inglês em dois segmentos – compreensão escrita e auditiva, com 100 questões em cada seção, englobando situações, expressões e vocabulário de diversas áreas de negócios, gestão corporativa e de pessoas, além de convívio social. O teste tem uma base totalmente corporativa, embora não demande conhecimento técnico específico, como no caso do GMAT.
O teste elaborado pela Educational Testing Service (ETS), mesma instituição responsável pelos exames TOEFL, GMAT e GRE, é uma avaliação independente, confiável e acessível, e por isso é o teste escolhido por grandes empresas como Banco Itaú, Accenture, Arthur Andersen, TIM, Coca-Cola, Compaq, Ford, Procter & Gamble, Nike, Alstom, HSBS, entre muitas outras.
1) Tornar-se o candidato mais cotado para oportunidades de carreira em empresas multinacionais;
2) Agregar valor ao seu currículo em processos de seleção de trainees;
3) Contar com uma ferramenta objetiva para avaliar o próprio progresso de aprendizagem ao longo de qualquer curso de inglês;
4) Demonstrar suas habilidades para se comunicar com colegas e clientes de outros países e culturas;
5) Provar para sua empresa que você está qualificado para assumir novas posições.